top of page

Fukushima mon amour

Dança + música

Criação, atuação e direção: Tadashi Endo.

Diretor Musical e compositor: Daniel Maia.  

 

​

Sobre Tadashi Endo

​

Em 2017, Tadashi Endo completa 70 anos de vida e 15 anos de uma relação afetiva com o Brasil. O bailarino, coreógrafo e diretor japonês tem a morte como principal tema de sua obra, que expressa a tensão entre ying e yang, masculino e feminino, e o movimento eterno entre ambos. A base de sua dança é, portanto, o Butoh-Ma, o “estar entre”. Através de mínimos movimentos, Endo busca alcançar o máximo de tensões, sensações e emoções, e, dessa forma, seu trabalho consegue ser uma síntese entre teatro, performance, improvisação e dança.
São essas as estratégias estéticas e questões do artista, que teve como mestre um dos maiores nomes do butô, Kazuo Ohno (1906-2010). 
No Cena Brasil Internacional, Tadashi apresenta um panorama do seu trabalho com três solos: “Maboroshi” (2017), seu trabalho mais recente, e duas obras de repertório, “MA” (1991), seu primeiro solo, criado com o aval do seu mestre Kazuo Ohno, e “Fukushima mon amour” (2012), composto em parceria com o músico brasileiro Daniel Maia e criado a partir do choque do dançarino com o tsunami ocorrido no Japão em 2011
 

 

Sobre “Fukushima mon amour”

 

“Fukushima mon amour” é um solo de Tadashi Endo com música original do compositor brasileiro Daniel Maia. O nome da obra foi escolhido para fazer lembrar as bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki, mas também para sempre retomar a pergunta: Por quê?


Os japoneses sempre conviveram com os desastres naturais, como terremotos, tufões e tsunamis. Por isso, têm respeito pelas forças da natureza e podem lidar com elas, porém não estão prontos para lidar com os desastres provocados pelo homem, como por exemplo o acidente atômico de Fukushima.

​

Ficha técnica:

​

Concepção, coreografia e dança: Tadashi Endo.

Diretor musical e compositor: Daniel Maia.

Iluminação: Matthias Alber e Tadashi Endo.

Vídeo arte e efeitos visuais: Jürgen Salzmann.

Dramaturgia: Sabine Trötschel.

Produção executiva: Gustavo Valezi.

Direção de produção: Pedro de Freitas.

Distribuição e representação no Brasil: Périplo Produções.

 

Duração: 50 min

​

Classificação etária: 10 anos

​

 

Vídeo:

 Japão 

10.06/ 11.06 às 19h

CCBB - Teatro 1

Fotos:

bottom of page