top of page

The so-called outside means nothing to me

Teatro + movimento

Direção: Sebastian Nübling.
Texto: Sibylle Berg.

Atuação: Cynthia Micas, Nora Abdel-Maksoud, Rahel Jankowski e Suna Gürler.

 

​

Sobre o Maxim Gorki Theatre

​

Inédito no Rio, o The Maxim Gorki Theatre é um dos mais ousados e politizados teatros públicos da Alemanha, e apresentará no festival a premiada “The so-called outside means nothing to me”, eleita a melhor peça de 2014 pelo júri de críticos da prestigiada revista Theater Heute.

Construído em 1827 em Berlim, o Maxim Gorki foi totalmente destruído durante a Segunda Guerra Mundial. Reconstruído e reaberto em 1952, o novo Gorki busca apresentar, desde então, projetos que refletem uma sociedade diversificada, e nos últimos tempos expressa em cena contundentes respostas artísticas às crescentes crises econômicas e políticas da Europa, assim como aos mais urgentes dilemas e conflitos sociais e culturais, como a recente crise dos refugiados.

A companhia trabalha com um elenco fixo e multiétnico, composto por 17 performers, e também conta com um grupo paralelo composto exclusivamente por artistas imigrantes, o The Exil Ensemble. A missão do Gorki é estar aberto a profissionais independentemente de suas origens, e levar à cena textos clássicos e contemporâneos a partir de uma estética arrojada, guiada por seus diretores residentes, entre os quais se destacam Nurkan Erpulat, Sebastian Nübling e Yael Ronen.

Shermin Langhoff e Jens Hillje são os diretores artísticos do Gorki desde 2013. Juntos, eles potencializaram o legado do teatro, tornando-o o mais politizado teatro público da Alemanha, tendo sido eleito por duas vezes, em 2014 e em 2015, o melhor teatro do ano pela Theater Heute.
 

 

Sobre “The so-called outside means nothing to me” ("O tão falado lado de fora não significa nada para mim")

 

No trabalho, dirigido por Sebastian Nübling e coreografado por Tabea Martin, quatro atrizes da companhia apresentam o texto da premiada escritora alemã feminista Sibylle Berg -- autora de 21 peças, 13 romances e considerada uma das escritoras mais provocantes da Alemanha.

“The so-called outside...” é uma obra sobre o feminismo jovem e guiada por personagens que transitam entre a adolescência e a vida adulta. Formado por Rahel Jankowski, Cynthia Micas, Suna Gürler, Nora Abdel-Maksoud, o elenco fala simultaneamente o mesmo texto, que expressa os medos, desejos e obsessões pelo sucesso presentes na vida de mulheres que se veem pressionadas pela mídia e pela sociedade: a fadiga pelo excesso de exercícios, o culto ao corpo, as drogas, as compras nos shoppings, as conferências universitárias, os negócios, as mudanças climáticas, entre outras preocupações e apelos. E é em meio a tudo isso que emergem questões: de onde vem essa desorientação? Como lidar com tais excessos e demandas? Como elas realmente querem viver suas vidas? 

"The so-called outside...” é uma incendiária resposta de jovens mulheres às preocupações e demandas que emergem e se acumulam na experiência da vida no contemporâneo.

Prêmios:

Melhor peça do ano de 2014 pelo júri da Theater Heute.

​

Ficha técnica:

​

Direção: Sebastian Nübling.

Texto: Sibylle Berg.

Dramaturgia: Katja Hagedorn.

Coreografia: Tabea Martin.

Atuação: Cynthia Micas, Nora Abdel-Maksoud, Rahel Jankowski e Suna Gürler.

Palco: Magda Willi e Moïra Gilliéron.

Figurino: Ursula Leuenberger e Moïra Gilliéron.

 

Duração: 75 min

​

Classificação etária: 16 anos

​

 

Vídeos:

 Alemanha 

8.06 às 21h / 9.06 às 18h30 e 21h

CCBB - Teatro 1

Fotos:

Apoio Institucional

bottom of page