top of page

Verso la specie

seminário + dança + música

Direção e coreografia: Claudia Castellucci.
Mestre de dança: Alessandro Bedosti.
Composição musical: Stefano Bartolini.

 

​

Sobre Claudia Castellucci

​

Codiretora e cofundadora da Socìetas Raffaello Sanzio — atualmente Socìetas —, ao lado de Romeo Castellucci e Chiara Guidi, Claudia Castellucci é coreógrafa, diretora, atriz, pesquisadora e também autora dos mais recentes textos encenados pela Socìetas e dirigidos por seu irmão, Romeo Castellucci, como as criações “Go down, Moses” (2015), “ETHICA. Natura e origine della mente” (2016), “The minister’s black veil” (2016) e “Democracy in America” (2017). No Cena Brasil Internacional, Claudia irá realizar, pela primeira vez no país, um projeto da Socìetas que leva a sua assinatura geral, a residência + performance "Verso la specie", que estreou em 2015 na Bienal de Dança de Veneza.

​

 

Sobre “Verso la specie” ("Em direção às espécies")

 

Desenvolvido entre 2014 e 2015, no centro de dança e pesquisa Isadora & Raymond Duncan, em Atenas, e na sede da Socìetas, em Cesena, "Verso la specie", ou "Rumo às espécies", é um projeto que une pedagogia e performance artística, e é definido por Claudia como um seminário de dança em torno da origem do movimento.

Após um processo seletivo que irá reunir um grupo de até 20 artistas, a diretora e coreógrafa irá ministrar uma intensa residência artística, com duração de 11 dias, cuja etapa final será a apresentação de três sessões públicas da partitura corporal e sonora "Verso la specie", que serão realizadas ao ar livre, na Praça dos Correios.

Criada por Claudia, junto ao mestre de dança Alessandro Bedosti e do compositor Stefano Bartolini, "Verso..." é uma obra impulsionada pela música, elemento que propulsiona uma dança cujos modelos de movimento são baseados nas métricas da poesia grega arcaica e, figurativamente, busca no ritmo a essência dos movimentos dos cavalos.

Em cena, vestidos com roupas austeras, todos de preto, os dançarinos avançam ao som da música de Stefano Bartolini, como numa procissão, e incorporando gestos que buscam a origem do ritmo. O ritmo é a base dos processos de pesquisa, de ensino e de criação de Claudia, que investiga a invenção de modelos rítmicos que podem ter como referência tanto movimentos físicos como reflexões teóricas.

"A hegemonia da dança que propomos é a música e não o corpo. Não é sobre expressão corporal, mas sobre presença física ininterrupta, preparada e determinada a abordar e se relacionar com o tempo que se manifesta na música. O passado, aqui, deve ser tratado apenas quando ele já estiver convergido no presente, e mesmo a pausa é um momento responsável por presença.

Entre uma figura e a outra há, sempre, uma passagem, na qual ocorre uma transmutação que pode ser definida como um "atravessamento". Se pensarmos em todos os intervalos que separam uma posição da seguinte, que constituem a passagem por uma transição, chega-se a compreender que o "resto" é um elemento essencial da estrutura rítmica do movimento. Pode-se, a partir daí, tentar habitar este tempo de passagem, entre um gesto e o outro, para viver a duração do movimento plenamente, e não com uma presença intermitente. Só então o grau de intensidade vital aparece, intacto, ao longo de toda a duração da dança, e com uma sensação de suspensão que é realmente uma vibração altamente tensa.

A dança, aqui, é a revelação de uma presença individual, que emerge e se deve a um movimento coral".

​

Ficha técnica:

​

Direção artística e coreografia: Claudia Castellucci.

Mestre de dança: Alessandro Bedosti.

Compositor musical: Stefano Bartolini.

Produção: Socìetas. 

 

Duração: 30 min

​

Classificação etária: livre

​

 

Fotos:

 Itália 

9.06/10.06/11.06 às 16h

Praça dos Correios

grátis

serão distribuídas senhas na bilheteria do CCBB

 30 min antes do horário das apresentações.

bottom of page